O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL COM CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS (NEVE E GELO)


- Antes da Viagem:
Verifique se o se veículo está em condições de circular em situações de maior exigência (Neve e Gelo), dando especial atenção aos pneus (piso, pressão e eventual uso de pneus de inverno), dispositivo limpa pára-brisas, iluminação, níveis de líquidos de refrigeração e combustíveis. Informe-se sobre as condições meteorológicas e de circulação das vias por onde vai viajar. Informe um familiar ou amigo sobre o percurso e hora prevista de chegada, não arriscando se estiver mau tempo. Considere adiar a viagem. Limpe a neve e o gelo nas janelas, pára-brisas, luzes e espelhos.

- Durante a Viagem:
Se o pavimento estiver escorregadio, conduza com prudência, para que possa parar o seu veículo sem perigo de acidente. Use correctamente o sistema de luzes, particularmente no cruzamento de veículos. Regule a velocidade do seu veículo, tendo em conta as condições de segurança do mesmo, a intensidade de tráfego e as condições da via. Tome refeições ligeiras, não conduza mais de duas horas consecutivas. Interrompa periodicamente a sua viagem. A neve e o gelo tornam o piso escorregadio e reduzem a visibilidade. As áreas com sombras, são as que gelam mais rápido e mais tempo permanecem geladas, representando um perigo acrescido. Circule com as luzes de médios e/ou nevoeiro ligadas. Ajuste a condução às condições meteorológicas e da via, reduza a velocidade, conduza defensivamente com toda a precaução, evite movimentos bruscos no volante, travagens e acelerações bruscas, pois podem provocar derrapagens e em consequência acidentes. Utilize as correntes de neve
Aumente a distância de segurança para a viatura da frente. Com neve e gelo a distância de paragem aumenta. Não tenha pressa de chegar. Sempre que verifique a presença de veículos de limpeza de neve e espalhamento de sal, desacelere, não ultrapasse, guarde uma distância cerca de 80 metros. Se ficar bloqueado na neve, mantenha-se calmo, utilize o colete retro-reflector, sinalize a viatura com o o sinal de pré-sinalização de perigo (Triângulo) e as luzes avisadoras do veículo (vulgarmente conhecidas por piscas). Solicite apoio à GNR através do contacto da linha SOS TRÂNSITO 808201855 OU 112 .
 

Boa Viagem

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Douro Alliance anuncia criação de plano de mobilidade.

18-02-2013
Lamego, Régua e Vila Real
Douro Alliance anuncia criação de plano de mobilidade.

A “Douro Alliance”, associação de municípios que reúne as autarquias de Lamego, Régua e Vila Real, pretende implementar um plano de mobilidade sustentável que tem como principal objetivo assegurar a ligação regular em transportes públicos entre as três cidades. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, “queremos que a população destas cidades se possa deslocar com facilidade, dando a sensação de que vive numa cidade única, pois é esse o objetivo do eixo Vila Real, Régua e Lamego”. O plano contemplará a análise, diagnóstico e a elaboração de propostas que privilegiem o uso do transporte público/coletivo em detrimento do transporte individual, estando ainda sobre a mesa a possibilidade de serem prolongadas as atuais concessões de transporte rodoviário de Vila Real (Corgobus) e Lamego (Verdinho), assim como a criação de uma rede de transportes alternativos. Para o autarca lamecense “há todo um conjunto de hipóteses que estão em aberto e que este estudo irá indicar se são indicadas e viáveis”.
O plano de mobilidade deverá ficar concluído dentro de um ano e será financiado pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte. No total, o estudo deverá custar 3,9 milhões de euros e será comparticipado em cerca de 2,5 milhões de euros pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

por: Pedro Pereira

In: www.transporteseemrevista.pt

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Operação “Truck & Bus”

Operação “Truck & Bus”


A Guarda Nacional Republicana desenvolve uma operação de fiscalização rodoviária de veículos pesados de mercadorias e passageiros, entre os dias 13 e 17 de fevereiro em todo o território continental.
Militares das subunidades de Trânsito, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e da Unidade de Ação Fiscal orientam as ações para as vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifique um maior volume de tráfego daquele tipo de veículos e existam dados ou indícios da prática de ilícitos de natureza criminal. A fiscalização irá incidir prioritariamente no controlo de peso, dos tacógrafos (tempos de condução, pausas, tempos de repouso, viciação e manipulação), na verificação do acondicionamento e transporte de carga, na verificação das condições técnicas e documentação dos veículos, na condução sob efeito do álcool e nas infrações de natureza fiscal e aduaneira e também de natureza ambiental. Esta operação surge no âmbito do plano definido pela Euro Controle Route (ECR) e pela European Police Network (TISPOL), organismo que congrega todas a polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional. O ECR é um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária através do cumprimento das normas e transporte por estrada. É composto por 14 países membros, havendo quatro estados observadores, entre os quais se encontra Portugal, representado através do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.


Fonte: DCRP
          www.gnr.pt 

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CONDUZIR NA NEVE

Seja consciente dos seus e dos limites dos outros  condutores. Permaneça atento ao ambiente à sua volta. Nunca faça movimentos repentinos, evite acelerações súbitas «devem ser progressivas e suaves». Evitar igualmente as travagens bruscas e as altas velocidades. Aumente a distância entre o seu veículo e o que o precede. Para reduzir o risco de patinagem em subidas, pode utilizar uma relação de velocidade superior a que utilizaria em tempo seco.

A travagem: É indispensável antecipar a travagem e avaliar a distância necessária, utilizando alternadamente o freio-motor e o pedal de travão. A travagem deve ser progressiva para evitar o bloqueio das rodas, o que provocaria um deslizamento e a perda de controlo do veículo. Em caso de boqueio e deslizamento, soltar o pedal do travão para recuperar aderência, e travar novamente, progressivamente, sempre continuando a utilizar o freio motor. Para diminuir o risco de bloqueio das rodas na descida, pode utilizar uma relação de velocidade inferior à que utilizaria em tempo seco. Antes de uma curva fechada, diminuição repentina da velocidade, etc., antecipe a travagem para que seja progressiva, utilizando o freio motor.

O arranque: Aquando do arranque do seu veículo na neve, para evitar riscos de patinagem, é indispensável acelerar progressivamente. Se as rodas patinarem, engate a velocidade superior para diminuir a força aplicada às rodas e fazer avançar o veículo de maneira satisfatória.

As curvas: Antes de entrar nas curvas, limite a sua velocidade, tendo o cuidado de efectuar a redução de velocidade em linha recta. Para entrar na curva, a sua acção no volante deve ser suave e constante, para evitar que o pneu derrape e deixe de responder. Na curva, mantenha uma velocidade lenta e regular, para evitar o desequilíbrio do veículo. Se a frente não conseguir manter a direcção, é preciso recuperar a aderência. Para o efeito, reduza a velocidade soltando o pé do acelerador: Se necessário, prima ligeiramente o travão sem bloquear as rodas. Se o carro perder a aderência na traseira (tracção dianteira), acelere para restabelecer o equilíbrio. Neste caso, nunca trave pois isto acentuaria o desequilíbrio da parte traseira.

Quando se devem utilizar correntes ?
Obrigatórias em certas zonas de neve, as correntes podem ser-lhe úteis em caso de neve muito espessa. Se ainda não as possui, verifique, no momento de as comprar, que sejam adaptadas à carroçaria do seu veículo e à dimensão dos pneus. Escolha de preferência correntes que ofereçam o máximo de elementos «elos» na zona de contacto «correntes em forma de diamante ou de escada tendo pelo menos doze barras para um pneu médio». Uma vez compradas, adquira prática em montá-las e desmontá-las. É sempre mais fácil a uma temperatura agradável e em pleno dia, do que em situações adversas...  Pense em guardá-las na mala do veículo num local facilmente acessível, juntamente com um par de luvas e uma lanterna, para qualquer eventualidade...


fonte: Michelin

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

OPERAÇÂO "CARNAVAL 2013"


GNR patrulha estradas durante Carnaval



Perto de 1.500 militares da GNR vão estar, a partir de sexta-feira, durante o Carnaval, a patrulhar e fiscalizar as estradas, e a regular o trânsito, com o objetivo de combater a sinistralidade, anunciou hoje a corporação.

A Guarda Nacional Republica realiza, entre as 00h00 de sexta-feira e as 24h00 de terça-feira, a operação "Carnaval 2013", devido ao aumento do tráfego que se faz sentir durante esta altura do ano.

Numa nota, o comando-geral da GNR adianta que 1.473 militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito vão estar, diariamente, a orientar o patrulhamento e a fiscalizar as vias mais críticas, com especial incidência nas estradas que conduzem aos locais onde tradicionalmente ocorrem festas de Carnaval.

Segundo a GNR, o reforço do patrulhamento tem por finalidade "combater a sinistralidade rodoviária, regular o trânsito e garantir o apoio a todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança".

Ao longo de cinco dias, os militares da Guarda vão estar particularmente atentos ao controlo da velocidade, à condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, à não utilização do cinto de segurança e à falta de habilitação legal para conduzir.

O uso do telemóvel durante a condução e o incumprimento das regras de trânsito, especialmente as manobras de ultrapassagem, mudança de direção, posição de marca, inversão do sentido de marcha, cedência de passagem e distância de segurança, vão também merecer a atenção da GNR.

Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), os acidentes rodoviários provocaram 54 mortos, em janeiro, mais 14 do que no mesmo mês de 2012.


In: Correio da Manha

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